DESABAFO CONTRA A MENTALIDADE COLONIZADA

Hoje tive feriadão. Por cada vez estar próximo de ser mais proletário do que qualquer outra coisa, dada a rotina de trabalho e merreca salarial, os feriados como este acabam sendo aqueles dias preciosos que você finalmente tem tempo pra arranjar as burocracias que a vida te exige, ja que poucas coisas funcionam depois do seu expediente de 40 horas mais o transalado em transpprte publico.
Pois bem! Hoje resolvi ir na minha agencia bancária que fica dentro do tribunal de justiça. Por viver em um país tropical eu naturalmente saí de bermuda, como qualquer pessoa faria em dias quentes e quando se sabe que se vai caminhar pelas ruas. Chegando lá prontamente sou barrado pelo segurança. Ele diz que a entrada de bermuda é proibida. Explico que nem vou circular pelo predio e que pretendo apenas ir na agência. Ele fala que é proibido e se essa fosse minha agencia eu ja deveria saber dessa regra. Fico frustrado e digo a ele um desabafo: vergonha deste país. Ele fa zum ok, ri d minha cara e debocha abertamente do meu desabafo.
Assim como eu e de forma até mais radical, o povo desse pais, que é coerente com a vida nele e anda de bermuda, é excluído todos os dias das estruturas materiais e simbólicas que sao erguidas com o próprio trabalho que realiza. Quantos são impedidos de seus direitos e circulação pelo salário, pelas roupas, pela cor ou pela jornada de trabalho abusiva?
Tristee dia em que nos tornamos mais europeus do que africanos ou indígenas. Lamento a mentalidade colonizada e saúdo os que pensam em construir um país que se faça em todos os campos e instituições de acordo com o que ele próprio necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário