Um dos lugares onde tenho o prazer de trabalhar, apesar do descaso governamental, é no Centro Pop. Este é um dispositivo da Assistência Social que é especializado em atender quem está em situação de rua. Foi inserido na Política Nacional de Assistência Social há pouco mais de uma década, com forte participação do movimento organizado destas pessoas. Você sabia que a Psicologia tem lugar neste espaço?
Dentre várias de nossas atribuições no Centro Pop, uma delas com certeza é a de desfazer o preconceito e uma série de falácias que se criam em relação a estes sujeitos. Se eu fosse contar as histórias que escuto destas pessoas, com certeza o leitor ficaria boquiaberto com os infinitos motivos que levaram pessoas a ficar em situação de rua - a maioria, com certeza, não condiz com o mito da "vadiagem", pois são trabalhadores! Muitas vezes por azar ou até mesmo assaltos, pessoas se encontram em situação de rua. Muitas vezes por causa do crime organizado ou até mesmo por culpa do Estado, que despeja pessoas sem casa nas ruas com o braço da polícia ou promessas vazias. Assim sendo, uma de nossas maiores contribuições certamente é a de fazer emergir a história e singularidade destas pessoas, e conjuntamente com o restante da equipe pensar vias de garantir direitos e construir projetos de vida junto com estas pessoas, baseado no que elas vislumbram e no nosso saber técnico referente às leis e a rede socioassitencial e psicossocial.
Com esta simples postagem, quero apenas mostrar aos que seguem a página um dos campos mais potentes para nossa atuação e que com certeza dialoga diretamente com uma das necessidades sociais mais gritantes do país. Sensibilize-se, escute e vamos construir junto destas pessoas tanto serviços melhores como profissionais ligados ao povo e coerentes com o que o Brasil precisa!
Para saber mais sobre este dispositivo:
Política Nacional de Assistencial Social (Ver proteção especializada):http://www.mds.gov.br/…/assistencia…/Normativas/PNAS2004.pdf
Orientações técnicas para o Centro Pop: http://www.mds.gov.br/…/assistencia_social/Cadernos/orienta…

Nenhum comentário:
Postar um comentário